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Temas
I - O universo da Estética e Cosmética e a sua integração com os sistemas biológicos.
III - Estética Baseada em Evidência
V - Produção da Beleza
Justificativa
O Curso de Estética e Cosmética visa contemplar a formação de um profissional com competências e habilidades em diversas áreas de atuação, a partir de interações teórico-práticas. A integração entre disciplinas, conteúdos teóricos e práticos e suas relações cotidianas refletem fortemente o cerne do processo ensino-aprendizagem. Em dias atuais, onde as novas gerações exigem novas demandas, a necessidade de se modificar o modo de relacionar disciplinas e conteúdos é essencial. Assim, este Projeto tem grande importância na dinâmica ensino-aprendizagem e na integração de disciplinas do eixo básico.
O Tecnólogo em Estética e Cosmética deve possuir uma formação fundamentada em sólidos conhecimentos teóricos, científicos e técnicos para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para uma excelente prestação de serviço. As competências científicas são necessárias a esse profissional que assim, será capaz de inovar, empreender e solucionar problemas do mercado profissional.
A Iniciação Científica em Estética e Cosmética possibilitará ao profissional fazer treinamentos institucionais nas atividades de pesquisa em áreas de estudo relacionados ao curso; fazer auditoria, consultoria e assessoria sobre os cosméticos e equipamentos da estética; elaborar pareceres técnicos científicos de pesquisas relacionadas à estética e a cosmética. Possibilitará também uma leitura crítica de textos, manuais e rótulos de produto e equipamentos, que auxiliará na prestação de serviço qualificada, segura e responsável.
Analisando o panorama contemporâneo da estética e cosmética, o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário UNIFAFIBE, compreende ser de extrema importância aos discentes o desenvolvimento de estratégias que ultrapassem a barreira compartimental disciplinar, almejando a comunicação efetiva interdisciplinar.
Com a competitividade mercadológica, as inovações tecnológicas e o dinamismo da área da beleza, são exigidos do profissional de estética e cosmética não apenas o conhecimento teórico, mas sim uma prática baseada na reprodução e produção de conhecimentos.
Diante disso, este Projeto se justifica por colocar o discente como protagonista na construção de uma imagem pessoal, utilizando de conhecimentos técnico-científicos.
Objetivo Geral
Possibilitar a compreensão e integração de conteúdos teórico-práticos vivenciados ao longo de sua formação profissional.
Objetivos Específicos
- Demonstrar ao aluno a importância do estudo das disciplinas de conhecimentos básicos para a construção dos específicos;
- Aproximar os discentes dos campos de atuação profissional da Estética e Cosmética;
- Identificar os desafios decorrentes da atividade profissional;
- Integrar conhecimentos interdisciplinares;
- Desenvolver ao discente uma visão técnico-científica;
- Destacar a importância das pesquisas científicas no âmbito das práticas de Estética e Cosmética.
- Preparar o aluno para o estudo das ciências básicas e aplicadas;
- Enfatizar a importância do conhecimento das disciplinas do eixo de formação básica como o alicerce para a construção do específico.
Síntese
PROJETO INTERDISCIPLINAR I
A metodologia empregada será a de Aprendizagem Baseada em Projetos, visando uma integração entre diferentes conteúdos para a construção de uma maquete que represente as seguintes estruturas:
- Célula Procariótica
- Célula Eucariótica
- Membrana Plasmática
- Camadas da Pele - incluindo estruturas glandular e pilosa
- Camadas da Pele - incluindo células especializadas
- Linhagens Celulares - células tronco até células especializadas
- Sistema Circulatório
- Sistema Linfático
- Músculos - Fibras musculares e contração.
A concepção teórica, apresentação do tema, construção, aulas práticas relacionadas aos temas, discussões em grupo, serão realizadas na disciplina de Projeto Interdisciplinar I. O resultado final (maquete) será exposto durante a apresentação dos Projetos Interdisciplinares promovida pelo Curso.
PROJETO INTERDISCIPLINAR I II
- Iniciação dos discentes do 3º período do Curso à pesquisa científica.
- Apresentação e discussão sobre os diferentes tipos de pesquisa e suas aplicações na área de Estética e Cosmética.
- Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa na área de Estética e Cosmética.
- Submissão dos Projetos de Pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa.
- Apresentação dos Projetos de Pesquisa.
PROJETO INTERDISCIPLINAR V
Os alunos do 5º período desenvolverão um desfile baseado em conceitos estudados em disciplinas que se cruzam, tais como visagismo e imagem pessoal e maquiagem.
Tema: Florescer: revelando a beleza que existe em você.
Etapas do desenvolvimento:
- Explicação da metodologia.
- Seleção dos grupos (6 grupos com 7 componentes).
- Cada grupo contemplará: maquiador, cabeleireiro, designer de sobrancelhas e uma pessoa "antenada" na moda (estilista).
- Escolha de dois participantes (clientes).
- Consultoria (personalidades, meio social, trabalho, gosto, cor, etc.).
- Oficina de transformação e caracterização.
Conteúdo explorado para a construção da imagem:
- Croquis.
- Tipologia facial.
- Formatos de sobrancelhas.
- Subtons de pele (frio e quente).
- Tipos de cortes de cabelo.
- Biotipos corporais.
- Tons de maquiagem.
- Tipos de penteados.
- Adequação de vestimenta e acessórios.
- Caracterizar ou transformar.
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Coordenação
Prof.ª Me. Ana Helena Lopes
Docentes
Prof. Me. Silvia Helena Zacarias Sylvestre
Prof. Esp. Donisete José de Souza
Prof. Dr. Leandro Ferreira
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