Zoom
Alto Contraste
21 DE MARÇO DE 2019
Em 2016, 4.645 mulheres foram assassinadas no país, o que representa uma taxa de 4,5 homicídios para cada 100 mil brasileiras. Em dez anos, observa-se um aumento de 6,4%. Também foram registrados nas polícias brasileiras 49.497 casos de estupro. Esses dados demonstram a magnitude da violência contra a mulher em nível nacional.
Assim, "para o enfrentamento da violência contra a mulher, além de dar visibilidade aos crimes, é fundamental a manutenção, a ampliação e o aprimoramento das redes de apoio à mulher, previstos na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que viabilizam o atendimento e as alternativas de vidas para as mulheres. A rede de atendimento deve garantir o acompanhamento às vítimas e empenhar um papel importante na prevenção da violência contra a mulher. Além de ser assistida pelo sistema de justiça criminal, a mulher deve conseguir ter acesso à rede também por meio do sistema de saúde, já que em muitos casos as mulheres passam várias vezes por esse sistema antes de chegarem a uma delegacia ou a um juizado". (Atlas da Violência 2018 – IPEA).
Justificativa:
É crescente o número de casos de violência doméstica e familiar no Brasil. O profissional da beleza, devido a sua proximidade com a cliente, acaba se tornando um ouvidor/confidente e também tem a oportunidade de identificar traços de lesões físicas corporais e emocionais. Desta forma, para o enfrentamento da violência contra a mulher, este profissional poderá atuar como um extensor da justiça, amparando essa vítima e contribuindo com diminuição desta estatística. Para tanto há necessidade de ampliar o conhecimento sobre este assunto e posteriormente, promover uma capacitação das pessoas que atuam na área da beleza.
Objetivos:
- Ampliar o conhecimento dos alunos acerca da violência doméstica;
- Debater sobre os tipos de violência doméstica e familiar;
- Apresentar o papel do profissional da beleza como extensor da justiça;
- Oportunizar uma visão inter e multidisciplinar sobre este tema.
Síntese:
Será realizado um Fórum de Discussão com a participação de profissionais com diversas formações que debaterão sobre a violência doméstica e familiar no Brasil.
Data do evento:
21 de março de 2019.
Horário:
20 horas.
Local:
Anfiteatro 2 - UNIFAFIBE.
Período de inscrições:
De 14 a 20 de março de 2019.
Local de inscrição:
www.unifafibe.com.br/eventos
Valor:
Gratuito.
Vagas:
Alunos de Estética e Cosmética: 140.
Alunos de Direito: 80.
Voltar ao topo |
Consulte o cadastro do UNIFAFIBE no e-MEC |
Dirigentes R. Fafibe On-line C.P.A. O Direito ao Alcance de Todos Processo Seletivo Docente Convênios CEPeD PRAUNI Ouvidoria UNIFAFIBE FIES Educação Financeira Webmail Central de Estágios Projetos de Extensão Galeria de Fotos Como Chegar |
2024 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100