Zoom
Alto Contraste
Demandas Contemporâneas e as Práticas Psicológicas: como conciliá-las?
De 7 a 11 de agosto de 2017
A XIII Semana de Estudos do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE busca problematizar a relação entre as demandas contemporâneas e a Ciência Psicológica. A partir da visão sobre o papel relevante da história e cultura na constituição da personalidade e subjetividade humana, os processos elementares do estudo da Psicologia como a relação saúde-doença, devem ser constantemente repensados. Diante de um cenário social imerso as tecnologias, as práticas psicológicas transformaram-se e, de algum modo, abrangeram as mudanças sociais ressaltadas pelo século XXI. A partir destas visões, a XIII Semana de Estudos do Curso apresenta discussões relacionadas à utilização da tecnologia na atuação psicológica; para tanto, serão contempladas temáticas que vinculem a presença da inovação tecnológica na área clínica, as novas diretrizes éticas que orientam a utilização destes recursos na Psicologia, além de discussões presentes no atual contexto histórico, importantes de serem refletidas pelo Psicólogo. Espera-se que a XIII Semana possa contribuir a formação e atuação ética, humanizada e à visão global dos graduandos e profissionais da ciência psicológica.
Voltar ao topo |
7/8 | SEGUNDA-FEIRA
19h30min
Abertura Solene
Prof. Dr. Hélio José dos Santos Souza
Pró - Reitor Acadêmico do Centro Universitário UNIFAFIBE
Prof.ª Dr.ª Valéria Aparecida Chechia
Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE
Graduando Vitor Beck
Membro representante da Comissão Organizadora da XIII Semana de Psicologia
20h
Palestra: Implicações Éticas em Inovações Tecnológicas: Como a Psicologia se posiciona?
Me. Beatriz Marques de Mattos
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP/Bauru. Psicóloga pela UNESP/Bauru. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia Clínica e Psicologia Escolar, atuando principalmente com os seguintes temas: deficiência, inclusão social de trabalhadores com deficiência, inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão - GEPDI/ CNPq. Membro da Comissão Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP/SP 2016-2019).
Me. Dario Teófilo Schezzi
Assessor Parlamentar na Câmara de Ribeirão Preto (2013-2017). Psicólogo (USP, 2002). Sanitarista (Cebes, 2008). Mestre em Psicologia (USP, 2011). Pesquisador nos grupos de Pesquisa PAPsi-USP (2002-2011) e LEPSIS-USP (2012-2017). Coach (2012). Conselheiro do CRP-SP (2013-2016). Empreendedor Cívico (RAPS, 2016); MBA em Auditoria em Saúde (Estácio, 2017). Atuação: Articulação comunitária e gestão política para processos de emancipação da subjetividade. Desenvolvimento de Políticas Públicas; Enfrentamento Governamental à vulnerabilidade social. Desenvolvimento de tecnologias de democracia participativa. Experiência: Psicologia Social - Atuação em dez anos no SUS (Ação Municipal e Regional em Programas de DST/Aids, Saúde Mental, Saúde da Família, Humanização e Educação Permanente, 2003 - 2012). Articulação política de movimentos sociais de Ribeirão Preto e Região (movimentos de DST/Aids, movimentos políticos e culturais). Psicólogo Clínico: Orientação na Psicologia Humanista e ACP (2002 - 2013).
Os Psicólogos abordarão a relação entre a tecnologia e as práticas psicológicas. Serão discutidos possíveis benefícios e também implicações éticas das inovações tecnológicas na área. Como membros do Conselho Regional de Psicologia de Ribeirão Preto (SP), discutirão o posicionamento do Conselho diante da temática, além das penalidades a profissionais psicólogos observadas na contemporaneidade, decorrentes de condutas antiéticas e ateorizadas nos diferentes campos de atuação. As falas dos profissionais possibilitarão a reflexão crítica sobre o tema da XIII Semana do Curso de Psicologia, contribuindo a compreensão das demais temáticas a serem discutidas durante o evento.
21h45
Coquetel de Abertura
Local: Anfiteatro I - UNIFAFIBE
8/8 | TERÇA-FEIRA
19h30min
Início do Evento
Prof.ª Dr.ª Valéria Aparecida Chechia
Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE
Membro Discente da Comissão Organizadora
19h45min
Palestra: O Celular na Sala de Análise
Dr.ª Maria Bernadete Amêndola Contart de Assis
Psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da USP-SP, em 1977. Mestre (em 1981) e Doutora (em 1985) em Psicologia Escolar, pelo Instituto de Psicologia da USP, sob orientação do Prof. Dr. Lino de Macedo. Ex-docente da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, de 1979 a 1991, tendo ministrado as disciplinas: Psicologia Educacional, Psicologia do Desenvolvimento, Teorias e Técnicas Psicoterápicas e Ludoterapia. Psicanalista, membro efetivo com funções didáticas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto e membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Organizadora (em coautoria com Lino de Macedo) do livro Psicanálise e Pedagogia (Casa do Psicólogo, 2002). Autora de artigos em periódicos científicos e revistas de divulgação, abordando temas de técnica Psicanalítica e Psicanálise e Educação.
A partir de relato clínico em que o paciente faz uso do celular na sala de análise, são feitas reflexões sobre este novo instrumento de comunicação na constituição do campo analítico. O paciente não apenas faz relatos do que vivencia, mas ilustra suas falas com vídeos, fotos e diálogos nas redes sociais. Quais as implicações técnicas decorrentes dessa “novidade” na relação analista-analisando?
21h45
Coffee Break
Local: Anfiteatro I - UNIFAFIBE
9/8 | QUARTA-FEIRA
19h30min
Início do Evento
Prof.ª Dr.ª Valéria Aparecida Chechia
Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE
Membro Discente da Comissão Organizadora
19h45
Palestra: Violência Obstétrica: o que a Psicologia tem a dizer?
Me. Andréa Cristina de Toledo Borsari
Psicóloga graduada pela UFSCar, Mestre em Epistemologia da Psicanálise. Psicóloga contratada do HCFMRP-USP, responsável pelo Ambulatório de Esterilidade, preceptora e supervisora do Programa de Aprimoramento Profissional em Saúde da Mulher do HCFMRP-USP. Membro do Comitê de Morte Materna do HCFMRP-USP.
A palestra versará sobre a temática Violência Obstétrica, a qual se refere a qualquer tipo de violência cometida contra a mulher por profissional de saúde durante a assistência à gravidez, parto e pós-parto. Será discutido o modelo de assistência ao parto no Brasil, as condutas e práticas vigentes e as repercussões emocionais nesse contexto. Objetiva-se uma reflexão sobre a autonomia, empoderamento e força da mulher nesse momento de sua vida.
21h45
Coffee Break
Local: Anfiteatro I - UNIFAFIBE
10/8 | QUINTA-FEIRA
19h30min
Início do Evento
Prof.ª Dr.ª Valéria Aparecida Chechia
Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE
Membro Discente da Comissão Organizadora
19h45
Palestra: Transexualidade e Psicologia: vivências nesta relação
Me. Maria Rita Lerri
Psicóloga colaboradora do Ambulatório de Estudos em Sexualidade Humana (AESH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Doutoranda do Programa de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Mestre em Ciências pelo departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Pós-graduação pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Graduação em Psicologia (Licenciatura e Bacharelado) pelo Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior-ITES (2008-2009). Experiência na área de Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Sexualidade Humana e Transexualidade.
A palestra consiste em uma introdução ao fenômeno da Transexualidade, a partir da apresentação de alguns resultados obtidos com a pesquisa de mestrado, que buscou caracterizar o perfil das pessoas trans que frequentam o Ambulatório de Estudos em Sexualidade Humana (AESH). Objetiva-se problematizar algumas possibilidades de atuação do Psicólogo com a população trans e, por fim, problematizar alguns desafios enfrentados pelos profissionais da Psicologia nesta atuação.
21h45
Coffee Break
Local: Anfiteatro I - UNIFAFIBE
11/8 | SEXTA-FEIRA
19h30min
Início do Evento
Prof.ª Dr.ª Valéria Aparecida Chechia
Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE
Membro Discente da Comissão Organizadora
19h45min
Palestra: Roda de Conversa sobre Psicologia e Mercado de Trabalho
Profissionais da Cooperativa COOPERESP
Cooperativa de Especialidades em Saúde, Bebedouro-SP
Os profissionais da Cooperativa, participantes da Semana, abordarão os desafios impostos pelo mercado de trabalho aos recém-formados na área de Psicologia, a partir da explanação sobre as vivências profissionais de cada um. Também será discutida a formação da Cooperes, sua atuação, além das relações entre empreendedorismo e Psicologia, estabelecidas.
21h45min
Coquetel de Encerramento da XIII Semana
Local: Área de confraternização do UNIFAFIBE
MINICURSOS
12/8 | SÁBADO
Das 9h às 11h
Redes Sociais e processos de subjetivação
Prof. Dr. Vitor Hugo de Oliveira
Possui graduação em Bacharelado Especial em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2005), graduação em Bacharelado em Psicologia (2006) e Formação em Psicologia (2007) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2012) e doutorado em Psicologia em Programa de Pós Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2016). Atualmente é coordenador da clínica de Psicologia e Professor do Centro Universitário Unifafibe. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: orientação profissional, escolha profissional, fenomenologia, psicanálise, subjetividade e contemporaneidade.
O que é uma rede social? O que o Facebook, Twitter e o Instagram, por exemplo, podem dizer sobre quem eu sou? O que significa "estar conectado"? Entre essas e outras indagações, o curso visa explorar o impacto da expansão do acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC's), mais especificamente o acesso à internet e às redes sociais, sobre as formas de subjetivação contemporâneas.
Das 13h às 15h
A pornografia e os processos de subjetivação na contemporaneidade
Prof. Me. Renato Cezar Silvério Júnior
Possui graduação e mestrado em Psicologia pela FCL/Assis - UNESP. Docente no Centro Universitário Unifafibe de Bebedouro-SP atuando nos cursos de Psicologia, Fisioterapia, Pedagogia e Enfermagem com interesse nos seguintes temas: Estudos de gêneros, psicanálise, esquizoanálize e estudos Queer. Produções de significados, singularidades e resistências através de problematizações acerca de macro e micropolíticas dos desejos no mundo transcontemporâneo.
A sexualidade é um fenômeno humano que se apresenta conectado intimamente com a cultura e os eventos intrapsíquicos. Nesta perspectiva pensar a indústria pornográfica como representante, produtora e reprodutora da sexualidade pode clarificar grandemente o entendimento das organizações em torno dos afetos que a compõe. A sociedade pós-moderna apresenta-se com um discurso permissivo e libertário, porém tais posicionamentos podem abrir tanto para a vida potente quanto para a banalização, violência e alienação. Essa complexa organização é um desafio para o profissional de psicologia que se vê as voltas com uma sociedade que anseia por conhecer o prazer e alcançar saúde mental. A proposta deste curso é produzir criticas frente aos dispositivos de sexualidade que podem adoecer e angustiar os sujeitos quando perversamente estão se camuflando de “sucesso” e “prazer”, fenômenos muito comuns na contemporaneidade e expressos também nas produções pornográficas. A pornografia que inicialmente foi subversiva e criativa pode transformar-se em mero simulacro de relações quando é apropriada pelos discursos do capital. Tais fenômenos apresentam-se sempre de forma múltipla e a proposta seria reinventar-se eticamente, encontrar resistência, longe de soluções radicais, moralistas ou fundamentalistas, esta seria uma proposta de produção de saúde mental coletiva.
INSCRIÇÕES
Semanada de Estudos
De 3/5/2017 a 4/8/2017
Estudante do Curso de Psicologia
As inscrições para a Semana serão realizadas com os representantes de Salas do Curso de Psicologia, além dos discentes participantes da comissão.
Valor: R$ 100,00
Egressos, Público Externo e Outros Cursos
Quarta-feira e quinta-feira das 15h às 17h e das 19h30 às 20h30
Local: Coordenação do Curso de Psicologia.
Valor: R$ 110,00
Minicurso
De 3/5/2017 a 4/8/2017
Estudante do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE
As inscrições devem ser feitas com os representantes de Salas do Curso de Psicologia, além dos discentes participantes da comissão.
Valor: R$ 10,00
Egressos, Público Externo e Outros Cursos
Quarta-feira e quinta-feira das 15h às 17h e das 19h30 às 20h30.
Local: Coordenação do Curso de Psicologia
Valor: R$ 20,00
*Pré-Requisito: Para o aluno se inscrever no minicurso deverá estar inscrito na Semana de Psicologia.
Voltar ao topo |
Coordenação
Prof.ª Dr.ª Valéria Aparecida Chechia
Coordenadora do Curso de Psicologia
Discentes
Camila Ferrari
Daniel Fernandes Pinto
Daniele Bonafim Cruz
Diego Rafael Gonçalves Vieira
Fábio Cristiano Lourenço
Franciele Aparecida Pincel
Henriana Roza Cândido
Luara Aparecida Lopes de Faria
Mariana Biancardi de Freitas
Mary Élida Santana Perez
Mirella Ernesto Capucho
Priscila da Silva de Souza Lima
Vitor Beck
Wagner Montalvão Maciel
Apoio
Denner Willian Ferreira Ribeiro
Eduardo de Souza Constantin
Érika Correa
Júlia Zola Russi
Leonardo Talasso Cecere
Luiz Gustavo Simionato Tomaz Ferreira
Marcus Vinicius Hilário
Pablo Rafael Macedo da Silva Souza
Rafael Botega Marinho
Vanderlisi Bispo
Voltar ao topo |
2024 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100