Portal UNIFAFIBE Aluno Professor

Zoom

Alto Contraste

›› Notícias



Educação 19/06/2018

II Fórum de Inovação Acadêmica UNIFAFIBE



compartilhar com whatsapp compartilhar com facebook compartilhar com linkedin

II FÓRUM DE INOVAÇÃO ACADÊMICA UNIFAFIBE
“Novos paradigmas da inovação no ensino superior”


1. CAPACITAÇÕES

26/7 | Quinta-feira
19h às 22h
(CLIQUE AQUI e inscreva-se para uma das capacitações abaixo até o dia 25/07/2018)

  1. Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE (30 vagas)
    O Núcleo de Inovação Tecnológica e de Empreendedorismo – NITE, apoiado pelo Núcleo de Assessoria e Inovação Pedagógica – NAIP trazem para os professores o Workshop do Programa PIPE da Fapesp, que trata-se de um programa de apoio financeiro, sem necessidade de contrapartida, com valores de até 200 Mil Reais para primeira etapa, e valores até 1 Milhão de Reais para segunda etapa. Este programa da Fapesp tem como foco o empreendedor, com objetivo de colocar no mercado produtos inovadores, sendo assim, o NITE tem realizado Workshops com os alunos incentivando que as ideias inovadoras dos alunos sejam enviadas para o programa PIPE. Neste processo, é importante que nosso professor entenda como funciona o programa e também seja uma agente de incentivo aos alunos neste processo de inovação e empreendedorismo.
    Ministrantes: Prof. Me. Rogério Máximo Rapanello e Prof.ª Dr.ª Adriana Paula Fuzeto
    Local: Sala D4

  2. Gamificação: possibilidades de construção e aplicação em diferentes contextos (40 vagas)
    Gamificação abrange a utilização de mecanismos e sistemáticas de jogos para a resolução de problemas e para a motivação e o engajamento de um determinado público. Sob o ponto de vista acadêmico, a gamificação é compreendida como um processo de melhoria da aprendizagem que pode contribuir tanto para a motivação como para o desenvolvimento cognitivo do estudante. Esta oficina tem como objetivo a capacitação docente para a elaboração de estratégias de gamificação que permitam a criação de um ambiente eficaz no processo de ensino-aprendizagem.
    Ministrantes: Prof.ª Me. Bartira Palin Bortolan Pontelli, Prof.ª Me. Bethânya Graick Carízio e Prof.ª Dr.ª Juliana Chioda Ribeiro Dias
    Local: Sala D2

  3. A prática da Simulação Realística como estratégia de inovação no processo ensino-aprendizagem interdisciplinar (40 vagas)
    A simulação é uma metodologia que permite ao aluno a vivência de prática semelhante à atuação profissional de modo controlado e seguro. Trata-se da representação de um evento real que permite que o acadêmico desenvolva habilidades técnicas e comportamentais, necessárias ao bom desempenho profissional. Deste modo, o aluno interage com o cenário e utiliza uma série de elementos para solucionar um caso clínico, possuindo um papel ativo na aquisição de conhecimentos necessários para resolver o problema proposto, sendo o professor o condutor ou facilitador de tal estratégia. Esta oficina tem como objetivo a capacitação docente para a construção de simulações com base nas recomendações de boas práticas em simulação, utilizando etapas pré-estabelecidas pela literatura, sendo de aplicação em todas as áreas do conhecimento, inclusive em experiências multidisciplinares.
    Ministrantes: Prof.ª Me. Lilian Donizete Pimenta Nogueira e Prof.ª Me. Silvéria Maria Peixoto Laredo
    Local: Sala D3


2. IDEIAS EM MOVIMENTO

27/7 | Sexta-feira
19h às 22h
(CLIQUE AQUI e inscreva-se para a atividade abaixo até o dia 25/07/2018)

  • Tema: Empreendedorismo e Inovação no Ensino Superior
    Ministrantes: Equipe NITE - Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo do UNIFAFIBE
    Local: Sala de Metodologias Ativas


3. SESSÕES TEMÁTICAS PARA APRESENTAÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

28/7 | Sábado
8h às 12h
Local: Anfiteatro I

Profa Me. Bartira Palin Bortolan Pontelli, Profa Me. Bethânya Graick Carízio, Prof.ª Dr.ª Juliana Chioda Ribeiro Dias



Confira mais notícias da categoria educação

27/03/2024 - Faça parte do EMAUEC!

22/03/2024 - CPA | Autoavalição Discente e Questionário

22/03/2024 - Seja Aluno Por 1 Dia

13/03/2024 - Cursos de Extensão de Nivelamento

01/03/2024 - DP Especial

21/02/2024 - EDITAL FUNADESP


Filtrar por curso:



Filtrar por categoria:



Filtrar por ano:

Consulte o cadastro do UNIFAFIBE no e-MEC

Imagem qr-code e-mec
OnDesign (Agência Virtual)     NIAAP     R. Engenharia Civil e Tecnologia     Pibid     Infraestrutura     Segunda Graduação     Biblioteca     Central de Estágios     Teste Vocacional     R. Hispeci & Lema On-Line     Intercâmbio UNIFAFIBE     Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE)     Cursos de Graduação     Clínica Fisioterapia     Índice de Custos     R. EPeQ Fafibe    

2024 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100

});